Custo da construção civil paulista registra alta de 0,2% em outubro

Neste mês, o custo das construtoras com materiais de construção registrou alta de 0,33% e os custos com mão de obra cresceram 0,11%

O preço do material da construção civil paulista registrou leve alta de 0,2% em outubro, no comparado com o mês de setembro deste ano. É o que revela a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O CUB (Custo Unitário Básico) reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil. Nesse mês, ele foi de R$ 1.022,52 por metro quadrado.

Em outubro, o custo das construtoras com materiais de construção apresentou alta de 0,33%. Já os custos com mão de obra cresceram 0,11% e as despesas administrativas apresentaram estabilidade.

No acumulado de 2012, o CUB registrou crescimento de 7,06%, com elevação de 9,74% nos custos com mão de obra, avanço de 3,59% nos custos com materiais e aumento de 7,68% nos administrativos. Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, a variação do CUB ficou em 7,15%.

Alta dos preços
Dos 41 itens de material de construção analisados, no décimo mês do ano, 16 registraram alta acima do IGP-M, que teve um leve avanço de 0,02% no mês. Entre os maiores reajustes ficaram com janela de correr 2 folhas, com 2,5%, tubo de ferro galvanizado com costura, 1,03%, tubo de PVC rígido rosca água, com 1,03%, e emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização, que registrou aumento de 0,94%.

Fonte: infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *