Financiamento imobiliário deve aumentar 29,6% em 2012

Segundo estudo da Tendências Consultoria, elevação mais expressiva ocorrerá nas regiões Norte e Nordeste

O financiamento imobiliário deve aumentar ainda no primeiro semestre de 2012, depois de um leve recuo percebido nas liberações de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) no segundo semestre do ano passado. Segundo estudo da Tendências Consultoria, a previsão é que haja alta de 29,6% no montante liberado para financiamento neste ano, somando R$ 102,2 bilhões. Pelo estudo, o número de imóveis aumentará 10% no ano.

Com relação às regiões do Brasil, Norte e Nordeste deverão registrar os aumentos mais expressivos, com alta de 16,8% e 14,5%, respectivamente, seguidos pelo Centro-Oeste (11%), Sul (9,7%) e Sudeste (8,2%). “A participação relativa ainda baixa no Norte e Nordeste nos financiamentos imobiliários, aliada aos maiores crescimentos de renda esperados, revela um grande potencial de mercado nessas regiões”, diz o estudo.

Além disso, o déficit habitacional percebido no Nordeste e também no Sudeste apresentam um bom mercado para o financiamento. Nessas duas regiões, as parcelas de domicílios considerados inadequados para habitação são de 35% e 36,9%, respectivamente.

O estudo também aponta a migração de classes como importante para o favorecimento do mercado imobiliário no Norte e no Nordeste. “Enquanto no Brasil a participação das classes B e C na renda total deve se elevar de 62% para 62,5% entre 2009 e 2016, o aumento no Nordeste deverá ser substancial, passando de 47,8% para 52,8%”.

Fonte: PINIweb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *